15 novembro 2007

Engraçado, mas não para rir...

Imaginem uma pessoa que é completamente ateu, não acredita no que quer que seja, não acredita em religião, não acredita na fé, mas sabe que a religião, qual quer que ela seja, é um complemento para a boa vivência em sociedade.

Serve esta introdução para imaginarem um ateu a explicar a doutrina religiosa aos demais, com que convicção irá a pessoa incutir aos outros a paixão pela fé, o amor ao seu Deus? Julgo que das duas uma, ou a pessoa esforça-se tanto que roça o limiar da conversão a religião, ou então cai redonda com tanta blasfémia junta.

Será que é certo um ateu tentar incutir uma fé? Será que o purgatório o aguarda? Ou será que esse ateu é uma pessoa que tenta ajudar uma “alma” perdida a encontrar o seu rebanho?

Bem, em suma... que grande caldeirada...

10 comentários:

EU disse...

É de louvar o esforço do ateu! Não sei se conseguiria.
Beijos

Anónimo disse...

Depende... o ateu casou-se pela igreja?

EU disse...

E que diferença faz??
Os casamentos existem pela igreja ou pelo civil, assim como os divórcios...

Anónimo disse...

Era só para saber...
Os casamentos existem de muitas formas, mas ateus a casarem-se pela igreja é no minimo estranho.
Ou não são ateus ou são totós.
E como há para aí tantos, este normalmente é um ponto fraco de todos os ditos ateus.
Perguntar não ofende :-)

November disse...

É uma maneira de se ver a situação entre muitas outras. Geralmente quem não tem o discernimento de pensar mais um pouco tira conclusões precipitadas. Mas a boa verdade, também não tenho necessidade de saber opiniões de outros em qualquer que seja o tema em debate.

Anónimo disse...

A falar é que a gente se entende!!!
Verdade?

EU disse...

Claro que é a falar que a gente se entende, mas não é com quem se mantem no anonimato. Opiniões são opiniões de facto, e todos têm a sua liberdade de expressão, mas que o façam no seu espaço principalmente quando interpretam os temas erradamente. Mas como "falar" no anonimato é bem mais fácil, acaba-se por banalizar o "diálogo", e reduzir um espaço de conteúdo a uma espaço vulgar.

Anónimo disse...

Ora pensava eu que um blog podia não permitir comentários anónimos! Se calhar enganei-me!!!
O meu nome é José Luís Pereira Gomes, Resido na zona de Oeiras e podia deixar-lhe o meu número de segurança social mas não tenho aqui o cartão à mão.
Já a sua identidade desconheço sr.(a) EU...
Garanto-lhe que não venho mais aqui estragar-lhe os "dialogos" com o Toxicoindependente, peço desculpa.

Um abraço,

Luís Gomes

Anónimo disse...

É verdade, esqueci-me de pedir desculpa por mais uma coisa. É que pelos vistos pus o dedo na ferida.
Foi sem querer mas de qualquer das maneiras "temos pena".

Um abraço,

Luís Gomes

EU disse...

Ora Sr. suposto Luis Gomes, mais uma vez uma conclusão precipitada da sua parte, temos pena!
Quanto à ferida lamento informar que está mais que sarada se é que algum dia existiu, mas isso é algo que não lhe cabe a si saber... já a sua não sei...
Fique bem
Sra EU